Logo Cabeca Esportes

BIOGRAFIA - LUCAS GUMA (CAMISA 9)

Data: 12-05-2020

Natural de Patos de Minas, começou sua carreira em 2.008 nas divisões de base do São Carlos de São Paulo e depois a URT, onde permaneceu até o ano de 2.009. Em 18 de ouubro de 2.008 a URT estreou no Campeonato Regional Sub-17 com uma vitória por 5x0 contra o Paranaíba de Carmo do Paranaíba com gols de Guma, Henrique César (2) e Hermes Junior (2). A URT foi a campo com Flávio, Luquinha, Henrique, Thuram e Douglas, Dodô, Luiz Guilherme, Guma e Lucas, Henrique César e Hermes Junior.
Em
2.009 fez parte do elenco do time que disputou o Campeonato Mineiro Módulo II, a equipe ficou na 8ª Colocação.

Em 2.010, deixou a URT e foi jogar no UBERLÂNDIA EC. No Campeonato Mineiro de Juniores a equipe terminou em 4º Lugar no Hexagonal Final,  ficando atrás dos três times da capital. O penúltimo jogo foi contra Atlético, que seria o Campeão, e o Uberlândia venceu por 1x0.
O Uberlândia disputou a Taça Minas Gerais conseguindo chegar a Final, que foi o clássico do Triângulo Mineiro,
Uberaba x Uberlândia, e o Uberaba
se sagrou Campeão com duas vitórias por 1x0.
Em
2.011 disputou o Campeonato Mineiro Módulo II, fazendo parte do elenco profissional do Uberlândia que terminou a competição em 3º Lugar na Chave C após ter feito a melhor campanha da Fase 1. Na 8ª Rodada da Fase 1 o Uberlândia tirou a invencibilidade da URT jogando no Parque do Sabiá com vitória por 2x1. Guma abriu o placar, Ditinho empatou e Júlio César fez o gol da vitória. Com a eliminação do Uberlândia, Guma e outros jogadores foram emprestados ao Águia de Marabá do Pará para a disputa do Campeonato Brasileiro da Serie C. O time não passou da Fase 1, apesar de ter sofrido 08 gols em 08 jogos e marcado 11. Retornou a Uberlândia e foi emprestado ao CAP (CLUBE ATLÉTICO PORTAL) também da cidade para disputar o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, após poucos jogos retornou ao Uberlândia EC para a disputa do Campeonato Mineiro de Juniorese apesar do time não classificar para o Hexagonal Final, foi o artilheiro da competição marcando 12 gols em 10 jogos.

Em 2.012 com 21 anos foi emprestado ao NACIONAL de Uberaba para a disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. O time ficou em 3º Lugar do Grupo na Fase 2, não conseguindo se classificar a Fase Semifinal. Na chegada ao Nacional foi realizado um jogo amistoso contra o Uberlândia no estádio Uberabão, e o Naça goleou por 5x2.

Em 2.013 foi para o ARAPONGAS do Paraná, disputar o Campeonato Paranaense Primeira Divisão. No Primeiro Turno empatou em 1x1 com Atlético, Coritiba e Londrina, e 2x2 com o Paraná, classificou em 6º Lugar. No Segundo Turno terminou em 7º Lugar, perdeu para Atlético por 2x1 e Coritiba por 3x2, e empatou em 0x0 com o Paraná. Contra os considerados grandes no estado empatou 05 jogos e perdeu 02 justamente para os dois finalistas, Coritiba Campeão e Atlétio Vice. Em 17/04/2013 o Arapongas enfrentou o São Caetano pela Copa do Brasil e venceu em casa por 1x0, no jogo da volta perdeu por 1x0 em São Caetano do Sul, mas na disputa de pênaltis por 3x1. O Pentacampeão Mundial Rivaldo jogava no São Caetano. Na sequência a equipe foi eliminada pelo FigueirenseNo segundo semestre Guma foi jogar no AMÉRICA MORRINHOS de Goiás, disputando o Campeonato Goiano Segunda Divisão, a equipe ficou em 5º Lugar.

De Goiás seguiu para São Paulo para jogar no ÁGUA SANTA de  São Paulo, a equipe ficou em 1º Lugar em 04 Fases do Campeonato Paulista Segunda Divisão, na Final venceu por 5x2 e perdeu por 4x0 para a Matonense.

No Campeonato Paranaense Primeira Divisão de 2.014 o Arapongas fez uma campanha muito ruim, terminou em 11º Lugar e teve disputar um Quadrangular da Morte, onde se safou do rebaixamento, mas foi o fim da presença de Guma no clube, então foi jogar no TRICORDIANO da cidade de 
Três Corações em Minas Gerais, disputando o Campeonato Mineiro Módulo II. Na Fase1 a equipe ficou em 3º Lugar ficando atrás de 
Democrata GV e Social de Coronel Fabricianol. No Hexagonal Final a equipe ficou em 4º Lugar. O Tricordiano enfrentou o MAMORÉ duas vezes no Hexagonal e perdeu ambas pelo placar de 3x1, sendo  que, a última foi o jogo em que o Mamoré se sagrou Campeão.

No segundo semestre de 2.014 deixou o Brasil e seguiu para a SUÉCIA para jogar o Campeonato Sueco Segunda Divisão pela equipe BK OLYMPIC. Ficou 06 meses e retornou ao Brasil para jogar na SE PATROCINENSE. A equipedisput ou o Campeonato Mineiro Módulo II 2.015. Apesar de ter tirado a invencibilidade do líder Uberlândia, a equipe não passou da Fase 1.

Em 2.016 deixou Minas Gerais e foi jogar no COMERCIAL de Mato Grosso do Sul, para disputar o Campeonato Sul Mato Grossense Primeira Divisão.
A equipe fe a melhor campanha da Fase 1. Nas 
Quartas-de-Final eliminou o Aguia Negra, na Semifinal eliminou o Corumbaense, e na Final perdeu os dois jogos para o Sete de Dourados por 2x1 e 2x0. Apesar do Vice Campeonato Guma foi o artilheiro da competiçãoGuma fez dupla de ataque com Aloísio, jogador que fez sucesso no SÃO PAULO FC.

Ainda no Comercial jogou a Copa do Brasil contra o Joinville de Santa Catarina, o primeiro jogo em casa ficou 1x1, no jogo da volta no Sul a equipe acabou eliminada ao perder por 1x0. O gol do Comercial foi marcado por Guma.

Do Comercial Guma novamente deixa o Brasil, desta vez para mais longe ainda, Vietnã. Jogou um torneio e voltou motivado pela saudade do filho.

Em 2.017 após retorno do Vietnã no fim de 2.016,  acertou com o PICOS do Piauí para a disputa do Campeonato Piauiense Primeira Divisão. A equipe não foi muito bem e não se classificou para as Semifinais em ambos os turnos da competição. O jogo de abertura foi contra o River, e o placar final foi 2x2. Guma deixou a equipe ao fim da competição.

O último clube profissional que Guma jogou foi o AMÉRICA de Morrinhos em Goiás, disputando o Campeonato Goiano Segunda Divisão. A equipe não conseguiu a classificação para a Fase 2. O último jogo como jogador profissional foi em julho/2017.

PERIODO DE PROFISSIONAL
2.008 A 2.017
INÍCIO: URT/MG
FIM: AMÉRICA/GO

CAMPEONATOS

Campeonato Mineiro de Juniores, Campeonato Mineiro Módulo I e II, Campeonato Paulista, Mineiro e Goiano da Segunda Divisão, Campeonato Paranaense e Piauiense da Primeira Divisão, Campeonato Sul Mato Grossense Primeira Divisão, Copa do Brasil, Taça Minas Gerais, Campeonato Sueco da Segunda Divisão e Campeonato Vietnamita Primeira Divisão.

TIMES

URT, Uberlândia, Nacional, CAP, Águia de Marabá, Arapongas, Água Santa, Tricordiano, BK Olympic, SE Patrocinense, Comercial, Picos e América.

 

Autor: Clênio Vaz

Fonte: Lucas Guma, Leo Rodrigues e Google

Mais Fotos